[:pt]Evento do Comitê Gestor da Internet no Brasil discute uso de mídias digitais por crianças e adolescentes[:]

[:pt]A integrante do Departamento Científico (DC) de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Evelyn Eisenstein, representou a entidade no 3º Workshop Impactos da Exposição de Crianças e Adolescentes na Internet, promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em São Paulo (SP). O evento, realizado na última semana, teve como objetivo discutir a promoção da educação, privacidade e do bem-estar da população infantojuvenil no mundo digital, e contou com a participação de pais, educadores, além de representantes de empresas do setor e de instituições civis.

Na oportunidade, a especialista da SBP integrou o painel “Dependência da tecnologia e bem-estar: as experiências possíveis entre o uso criativo e o uso abusivo”, em que abordou aspectos relacionados à utilização inadequada das mídias eletrônicas e sua consequência para a saúde física e mental.

“A nova Classificação Internacional de Doenças (CID 11) já inclui a dependência em jogos eletrônicos como uma doença. De modo geral, o uso excessivo de vídeo-games e das mídias pode resultar em diferentes tipos de agravos à saúde. Transtornos de sono, comportamento irritadiço, isolamento social e até mesmo tentativas de suicídio podem ser desencadeadas quando não há controle sobre aquilo que crianças e adolescentes acessam”, enfatizou a dra. Evelyn.

De acordo com a pediatra, os pais e responsáveis devem exercer uma mediação ativa e constante em relação ao conteúdo que seus filhos consomem. “O advento das novas tecnologias é um processo irreversível. Muito mais do que impedir o contato com o mundo digital, é necessário estar atento ao que os filhos compartilham nas redes sociais, quais sites acessam e com quem eles conversam. A mediação parental é a chave da proteção contra os perigos disseminados através da internet”, enfatizou.

PAPEL DO PEDIATRA – Na visão da dra. Evelyn Eisenstein, os pediatras desempenham um papel central na prevenção de possíveis efeitos negativos relacionados às mídias digitais. “A tecnologia moderna transformou profundamente a interação das crianças com o mundo. É fundamental que hoje o pediatra aborde esse tema no consultório, nas escolas e nos veículos de comunicação. Precisamos trabalhar a prevenção, de forma universal, para evitar a disseminação de práticas abusivas, como cyberbullying, os chamados ‘desafios perigosos’, entre outros”, afirmou.

Na ocasião, o Manual de Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital, elaborado pelo DC de Adolescência da SBP, foi distribuído para as cerca de 300 pessoas que acompanharam as palestras. As discussões foram transmitidas, ao vivo, através do canal oficial do Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br) no YouTube. Para acessar o vídeo e conferir os debates, CLIQUE AQUI.[:]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Company

Our ebook website brings you the convenience of instant access to a diverse range of titles, spanning genres from fiction and non-fiction to self-help, business.

Features

Most Recent Posts

  • All Post
  • Brincadeira Perigosa
  • Brincadeiras Perigosas
  • Clipping
  • Controle Parental
  • Eventos
  • Instituto DimiCuida
  • Internet
  • Jogo do Desmaio
  • LGPD
  • Não-Oxigenação
  • Pesquisa
  • Saúde Mental
  • Sem categoria

eBook App for FREE

Lorem Ipsum is simply dumy text of the printing typesetting industry lorem.

Category

Av. Santos Dumont, 1388
Aldeota - Fortaleza/CE
CEP: 60150-160

Siga nossas redes sociais

Rolar para cima
×