COMO PREVENIR

Ações Preventivas

Em trabalhos de prevenções ocorrendo nas escolas da França, EUA e África do Sul, ficou provado que crianças e adolescentes não tem consciência real do perigo da prática, desde as sequelas atá a morte. Quando apresentadas com a educação de saúde voltada para a conscientização do mecanismo de respiração e o que ocorre quando o mesmo sofre, há evidências estatísticas de redução da prática. A explicação deve ainda ser clara e isenta de fantasias.
 
• Association de Parents d' Enfants Accidentés par Strangulation - associação voltada aos pais das vítimas de acidentes por estrangulamento na França
 
• Erik’s Cause – organização sem fins lucrativos dedicada à conscientização sobre os perigos dos jogos de não-oxigenação, conhecidos como "The Choking Game"  
 
• GASP África do Sul - campanha nacional criada para lutar contra jogos de não-oxigenação
 
 

O que pode ser feito - Pais e Educadores

• Converse com a criança: procure saber o que está acontecendo na vida dele. Ao perceber qualquer mudança de comportamento que soe como alerta, não tema em pedir ajuda à um profissional de saúde, seja ele o pediatra ou psicólogo.
 
• Construa um espaço de confiança: se a criança souber de alguém praticando jogos de risco, oriente-o a procurar um adulto no qual confia. Reforce a ideia que jogos de riscos podem ser fatais ou causam sérios danos ao físico e emocional.
 
• Encoraje alternativas saudáveis para que o comportamento de risco típico da adolescência seja explorado: físicas, sociais e orientadas para a comunidade.

 
 
Saiba como agendar uma Prevenção dos Jogos de Não-Oxigenação para sua Instituição

Promovemos e participamos permanentemente de palestras e eventos educativos para informar, esclarecer e conscientizar profissionais ligados à área da saúde, educadores, pais, crianças e adolescentes sobre as brincadeiras perigosas.

 

Caso queira agendar uma Prevenção para Jovens ou Adultos, escolha e preencha o formulário de acordo com o seu interesse.

 
Prevenção para Jovens 
Para agendarmos, você terá que preencher o formulário dizendo quantos grupos, faixa etária e ter em mente que fazemos no máximo dois grupos por turno.
Cada grupo deverá ter, no mínimo, um acompanhante adulto da escola que conheça os participantes.
Sem custos para o município de Fortaleza, para outros municípios e fora do estado, transporte e estadia (se for para mais de um dia).
Clique AQUI
 
Prevenção para Adultos 
Para agendarmos, você terá que preencher o formulário informando o público alvo e sua atuação, quantos participantes e quem será o responsável solicitante. Não há número máximo de participantes para capacitação adulta.
A prevenção para adultos geralmente dura 2h.
Sem custos para o município de Fortaleza, para outros municípios e fora do estado, transporte e estadia (se for para mais de um dia).
Clique AQUI

 
 

Formação de Valores

• Programas de educação socio-emocional
 
• Escolhas, responsabilidades, a criança segura de si e do mundo.
 
• A auto-estima no mundo da rede social

 
 

O vilão internet

Um item fundamental do processo de conscientização está também nas mãos do poder público e entendimento da disseminação de informação através dos veículos da internet. Até o presente momento, cerca de 200.000 videos e “manuais” já foram localizados. O não-saber dos pais e educadores releva a facilidade com que crianças e adolescentes acessam essa informação e a usam no seu dia-a-dia correndo riscos de morte. Faz-se necessário que unamos forças para motivar o poder público a olhar com pesar e cuidado sobre os mecanismos de apoio aos pais que combatem a disseminação de jogos na internet.

 

A Nethics Educação Digital é uma empresa voltada a educação de crianças, juvenis e adolescentes sobre ou uso ético e seguro da Internet, com o objetivo de firmar e inspirar comportamentos positivos e saudáveis na interação com as tecnologias da informação e comunicação.
 
A Safernet Brasil oferece o serviço de ajuda contra crimes e violações dos Direitos Humanos na internet, com procedimentos efetivos e transparentes para encaminhar soluções.
O atendimento é realizado por um psicólogo e realizado por meio de chat ou email. É gratuito e compreende qualquer questão de crime online, como bullying, sexting, exposição íntima, conteúdos de ódio e outros.
Conheça: