Biblioteca

Para ler: livros e cartilhas

Showing 1-16 of 16 Books
Brincadeiras perigosas: elas não tem nenhuma graça
Entrevista com Fabiana Vasconcelos do Instituto DimiCuida  
Cartilha DimiCuida – Jogos de Não Oxigenação
É fundamental que pais, profissionais de educação, saúde e segurança pública conheçam o impacto e os riscos do mundo digital.
Cartilha Escola Segura
Como lidar com conteúdos de violência online e conversar com crianças e jovens
Como Funciona a Respiração?
O sistema respiratório funciona garantindo a entrada e saída de ar do nosso corpo.
Conectados
Pequenas reflexões sobre a tecnologia no cotidiano
Conectados às redes sociais
Caderno Ciência & Saúde (Jornal O POVO)
Documento Curricular Referencial do Ceará
O DCRC constitui, portanto, a consolidação de uma ação articulada e integrada para fortalecer o protagonismo dos (as) docentes, de...
É pra já
A proteção de dados de crianças e adolescentes não pode esperar
Guia da Internet Segura para crianças e adolescente
Não é difícil usar a Internet com segurança. Para encontrar as coisas boas que ela tem a oferecer basta seguir...
Guia para Pais do Instagram
Cartilha desenvolvida pelo Instagram em parceria com a Safernet
Guia Prático e Atualização #SemAbusos #MaisSaude
Alertar e contribuir para a interrupção e fim de qualquer tipo de violência, exploração e abusos, off-line e online.
Nico e Gina, no Pescoço Não
Educar e prevenir brincadeiras perigosas. A intervenção na primeira infância tem efeito integrador de conhecimento para as futuras experiências ao...
O que as famílias precisam saber sobre games?
Este livro pretende ajudar a orientar famílias com relação ao uso de games por crianças e adolescentes.
Planner de Organização de Vida Digital e Presencial
Você sabe como organizar a rotina da sua criança/adolescente em tempos de escola digital?
Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital
As tecnologias da informação e comunicação estão transformando o mundo à nossa volta e os comportamentos e relacionamentos de todas...

Para ouvir: entrevistas e podcasts

“Em Pauta” de Desafios na internet por NET Educação

Para aprender: artigos e publicações científicas

• Fiche d’accompagnement « Action de prévention auprès d’élèves de classes maternelles et élémentaires » – Ministère De L’éducation Nationale Et De La Jeunesse

• ‘BRINCADEIRAS PERIGOSAS’ E TRAÇOS DE PERSONALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO DE AVALIAÇÃO MULTIMÉTODO. (Rute da Conceição Machado) Dissertação de mestrado – Universidade Federal do Ceará – 2023.

We looked at all the recent evidence on mobile phone bans in schools – this is what we found (Marilyn Campbell, Elizabeth Edwards) – Abril, 2024.

(Português) • Adolescentes, Jogos Eletrônicos e Gaming Disorder (Atualização) – Sociedade Brasileira de Pediatria – Nº 66, 11 de Maio de 2023.

(Português) • Temperament and character profiles of adolescent participants in the choking game (M Garcia , E Rouchy, G Michel) – French Society of Pediatrics, 2022

Hazardous Gaming: Challenges in the Social Media Involving Children and Adolescents

(Português) • GRUPO DE TRABALHO SAÚDE NA ERA DIGITAL. Guia prático de atualização: #sem abusos #mais saúde. Sociedade Brasileira de Pediatria, n. 2, 06 abr. 2021.

FORTIM, Ivelise (Org). Pesquisa da indústria brasileira de games 2022. ABRAGAMES: São Paulo, 2022.

(Português) • Pesquisa sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil 2020 (Edição COVID 19 – Metodologia Adaptada) – TIC Kids Online Brasil, 2020.

(Português) • Jogos Perigosos na Vida dos Adolescentes e Jovens e a Responsabilidade Civil dos Pais (Daiane da Silva Batista, 2021)

(Português) • #automutilação: um estudo sobre a representação da autolesão em uma comunidade virtual de praticante (Felipe Moreira Borges Nascimento Fabbrini, 2020)

(Português) • Does intentional asphyxiation by strangulation have addictive properties? – Angel Marie Chater. SOCIETY FOR THE STUDY OD ADDICTION, 2020

• Young people who purchase loot boxes are more likely to have gambling problems: An online survey of adolescents and young adults living in NSW Australia – MATTHEW ROCKLOFF1p , ALEX M.T. RUSSELL2, NANCY GREER3, LISA LOLE1, NERILEE HING1 and MATTHEW BROWNE1, 2021

• Desafíos en línea con niñas, niños y adolescentes: violencia autoinfligida y estrategia mediática (Deslandes SF, Coutinho T, Ferreira TRSC, Flach RMD) SALUD COLECTIVA. 2020

(Português) • Desafios perigosos do Youtube: considerações sobre o risco transformado em espetáculo.2020. 174f. MIRANDA, Luisa Maria Freire. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia. Fortaleza (CE), 2020.

(Português) • O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da COVID-19 e os riscos para violências autoinflingidas. – Ciência & Saúde Coletiva vol.25 supl.1 Rio de Janeiro June 2020 Epub June 05, 2020

(Português) • Alerta Urgente! Roleta Humana ou Quebra Crânio (também conhecido como desafio da rasteira) – Sociedade Brasileira de Pediatria, 2020

(Português) • #MENOS TELAS #MAIS SAÚDE – Sociedade Brasileira de Pediatria, 2019

(Português) • Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes – Sociedade Brasileira de Pediatria, 2019

(Português) • Público ou privado? A compreensão de crianças cearenses sobre privacidade online. – Thinayna Mendonça Máximo (2017)

(Português) • “Brincadeira do desmaio”: uma nova moda mortal entre crianças e adolescentes. Características psicofisiológicas, comportamentais e epidemiologia dos ‘jogos de asfixia’. (Juliana Guilheri, 2016)

(Português) • The “choking game”: a new craze among Brazilian children and young people. Psychophysiological, behavioral and epidemiological characteristics of ‘asphyxial games’. (Juliana Guilheri, 2016)

(Português) • A criança de 0 a 3 anos e o Mundo Digital (Autores: Claudia Mascarenhas Fernandes, Evelyn Eisenstein, Eduardo Jorge Custódio da Silva)

(Português) • Authors: Nicole J Ullrich, MD, PhD / Howard P Goodkin, MD, PhD : The “choking game” and other strangulation activities in children and adolescents – UpToDate – (Jun 2017)

Lindqvist K, Dalal K. The impact of child safety promotion on different social strata in a WHO safe community. J Inj Violence Res. 2012 Jan;4(1):20–5.

Mutto M, Lawoko S, Nansamba C, Ovuga E, Svanstrom L. Unintentional childhood injury patterns, odds, and outcomes in Kampala city: an analysis of surveillance data from the National Pediatric Emergency Unit. J Inj Violence Res. 2011 Jan;3(1):13–8.

Eaton DK, Kann L, Kinchen S, Shanklin S, Ross J, Hawkins J, et al. Youth risk behavior surveillance–United States, 2007. MMWR Surveill Summ. 2008 Jun 6;57(4):1–131.

McClave JL, Russell PJ, Lyren A, O’Riordan MA, Bass NE. The choking game: physician perspectives. Pediatrics. 2010 Jan;125(1):82–7.

Centers for Disease Control and Prevention(CDC). Unintentional strangulation deaths from the “choking game” among youths aged 6-19 years — United States, 1995-2007. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2008 Feb 15; 57(6):141-4.

Andrews TA, Macnab A, Russell P. Update on “the choking game” J Pediatr. 2009 Dec;155(6):777–80.

Urkin J, Merrick J. The choking game of suffocation roulette in adolescence. Int J Adolesc Med Health. 2006 Apr;18(2):207–8.

Linkletter M, Gordon K, Dooley J. The choking game and YouTube: a dangerous combination. Clin Pediatr (Phila) 2010 Mar;49(3):274–9.

Le D, Macnab AJ. Self strangulation by hanging from cloth towel dispensers in Canadian schools. Inj Prev. 2001 Sep;7(3):231–3.

• Ullrich NJ, Bergin AM, Goodkin HP. “The choking game”: self-induced hypoxia presenting as recurrent seizurelike events. Epilepsy Behav. 2008 Apr;12(3):486–8.

Andrew TA, Fallon KK. Asphyxial games in children and adolescents. Am J Forensic Med Pathol. 2007 Dec;28(4):303–7.

Centers for Disease Control and Prevention(CDC).”Choking game” awareness and participation among 8th graders–Oregon, 2008. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2010 Jan 15; 59(1): 1-5.

Macnab AJ, Deevska M, Gagnon F, Cannon WG, Andrew T. Asphyxial games or “the choking game”: a potentially fatal risk behavior. Inj Prev. 2009 Feb;15(1):45–9.

Williams County Partnerships for Success. Williams County Youth Health Risk Behavioral Survey.2006, available at.

Katz KA, Toblin Rl. Language matters: unintentional strangulation, strangulation activity, and the “choking game”. Arch Pediatr Adolesc Med. 2009 Jan;163(1):93–4.

Choking Game – Awareness and Participation among 8th Graders – Oregon, 2008 – Ramowski, S.K., Nystrom, R.J., Chaumeton, N.R., Rosenberg, K.D., & Gilchrist, J (2010)

The Choking Game: Physician Perspectives – McClave, Julie L., Russell, Patricia J., Lyren, Anne., O’Riordan, Mary Ann, & Bass, Nancy E (2010)

Choking Game, Youth Suicide Prevention Program Training for Crisis Teams and School Staff – Lieberman, Richard (2009)

A Dangerous High, National Association of School Psychologists – Cash, Ralph E (November 2007)

Prevention of the Choking Game: Parent Perspectives – Bernacki, Jessica M & Davies, W. Hobart (2011)

Asphyxial Games in Children and Adolescents – Andrew, Thomas A., & Fallon, Kim K (2007)

Av. Santos Dumont, 1388
Aldeota - Fortaleza/CE
CEP: 60150-160

Siga nossas redes sociais

Rolar para cima
×